Mansk centro de estética aplicada

SÃO PAULO, SP, Brazil
Mansk Centro de estética Aplicada,e um espaço de educação em beleza. Nestas páginas você vai encontrar reflexões, dicas de beleza,artigos sobre estética profissional,videos profissionais e agenda de cursos. Seja bem-vinda as páginas do blog MANSK.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Virada Cultural 2011


 Centro velho de São Paulo: meu lugar preferido, nesta Megametrópole. É sempre o meu passeio preferido. Quando ando entre estes edifícios centenários, sinto uma felicidade : como se eu em algum momento do passado já fizesse parte desta História maravilhosa de São Paulo esta  cidade  grandiosa que eu tanto amo.
 A virada cultural e um momento  único : onde todos têm a  oportunidade de andar pôr esta cidade sem  medo, temor. Aproveitando todas ás atrações culturais, andando pelas ruas do centro velho, observando  a diversidade dos  habitantes desta cidade que não para nunca, que recebe todos enfim uma cidade Cosmopolita......


Este ano participei da virada cultural apenas no Domingo. Tive muita vontade de assistir á apresentação da ópera no Páteo do Colégio; que aconteceu no sábado á noite. Fquei horas imaginando uma apresentação de ópera no lugar  da fundação de São Paulo? Onde  descansa os restos mortais de Anchieta. Que dorme seu sono profundo centenário acalentado apenas pelos sons desta cidade  da qual e seu fundador.Em minha imaginação os sons operísticos desta noite festiva o acordaram de seu sono eterno  para assistir uma apresentação operística no  páteo do colégio onde tudo começou....   infelizmente não estava lá. A lua estava cheia no céu a noite morna , em todos os pontos do centro velho, um palco,uma apresentação, para todos os gostos: ópera, MPB, Rock, Sertanejo,Forro, Orquestra, Dança, Balé, o som  solitário  do piano. São tantas emoções  para um só coração paulistano.

No Domingo pela manhã acordei muito cedo. Estava disposta á andar por São Paulo e assistir todas ás apresentações que  pudesse. Começei indo  ao parque da luz; vocês não  têm  ideia
de como aprecio este lugar. Primeiro pelo seu valor histórico :( foi o primeiro parque de São Paulo), o paisagismo foi feito de acordo com os modelos de praça e jardins parisienses do séculoXVIII. Um lugar encantador com árvores centenárias, espelhos d'água, pontes venezianas, fontes; e muitas obras de arte. Têm também o predio da PINACOTECA MARAVILHOSO.
O palco foi montado embaixo das  palmeiras Imperiais, o céu estava muito azul uma côr tão intensa que contrastava com as torres do predio da ESTAÇÃO DA LUZ. Fiquei imaginando quantas pessoas em tantas épocas e séculos  atrás não teriam sentido aquela sensação de alegria que eu senti  pôr estar participando deste momento unico da vida agitada da minha cidade.
A primeira apresentação: Orquestra Fervorosa com Inezita Barrozo. Muito emocionante.
A orquestra Fervorosa revive as orquestras de antigamente: Tabajara, Odeon, que nos fazem  lembrar dos coretos das praças e dos bailes de antigamente. Inezita Barrozo:  um capitulo á parte: uma verdadeira querreira  da preservação do nosso folclore musical,  nossa música de raiz; das nossas origens. Foi muito emocionante vê-la cantar composições de brasileiros que homenageiam á sua terra  em poemas musicais. Chegar aos oitenta anos com uma carreira espetacular, onde tudo começou com á paixão pela Viola, amou e sempre lutou parar preservar  nossa cultura musical popular. Ao som de sua voz uma senhorinha deixa sua bolsa na cadeira e vai bailar sózinha no corredor.... Então um joven que aprecia o espetáculo faz uma mesura e a convida para dançar( como nos bailes de antigamente), os dois vão deslizando pelo corredor ao som das músicas de raiz que Inezita canta:  gerações distantes, classe social também mas á música os aproxima: e neste momento  cavalheiro e senhorita forman um par e apenas dançan..... Não é Mágico.
Depois visitar á Pinacoteca ao som do coral  da OSEP, cantando músicas renascentistas.
A banda Sinfônica do Estado de São Paulo;  de arrepiar, banda e sempre um conjunto de instrumentos que combinados entre si formam um som vibrante a gente sente um calor no peito . Escutar obras de LIZT ;interpretadas por um solitário pianista na praça da Biblioteca Mário de Andrade. Depois participar de um sarau literário no mesmo local.
A são momentos únicos , eu me senti plena confortável. amei cada minuto deste dia. Eu amo esta cidade.......

Valeu São Paulo de antigamente de hoje e sempre.

Nenhum comentário: