Mansk centro de estética aplicada

SÃO PAULO, SP, Brazil
Mansk Centro de estética Aplicada,e um espaço de educação em beleza. Nestas páginas você vai encontrar reflexões, dicas de beleza,artigos sobre estética profissional,videos profissionais e agenda de cursos. Seja bem-vinda as páginas do blog MANSK.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

curso de tecnico de estetica x Regulamentação da profissão de estetica

Uma questão paira sobre nossas cabeças !!!

Curso regulamentado pêlo MEC x regulamentação da profissão de estética  ;
uma coisa não têm nada  com á outra. São conceitos diferentes.
Regulamentar um curso não e difícil  tanto  que á maioria das instituições já  têm projetos ou já estão com seus cursos  regulamentados pêlo MEC.
Ministério da educação deveria andar junto com o ministério do trabalho mas nem sempre isto acontece.
A midia que  tudo consegue, diz que á população só deve ser  assistida pôr profissionais que sejam  formados pôr instituições que  estão sobre o  aval do MEC. Tá certo ; pois isto faz com que  ás escolas melhorem seus currículos e grades modulares. A maioria do interessados na profissão buscan  pôr cursos técnicos em estética.  Surge outro profissional: terapêuta em estética ou com o nome mais sofisticado: Tecnologo em estética ( profissional em nível superior).
 Para consequir á regulamentação o estabelecimento presisa funcionar como uma escola ou centro de ensino.
Exige que o curso tenha uma carga  horária  de mais ou menos  1200 horas incluindo estética facial  e corporal. Só  na cidade de São Paulo existem aproximadamente 100 escolas que ministram o curso profissionalizantes em  estética. Algumas em regime de cursos livres( que não têm aprovação do MEC),   outras que já trabalham com o curso regulamentado.  Porém isto não ajuda em nada na questão da regulamentaçõa da profissão.
Luta de classe. formação de um sindicato, que tenha elementos suficiente para abalar  a camara dos deputados em Brasília.
Mas como se forma um Sindicato? Através de associações que tenham como meta trabalhar para melhorar as questões relacionadas  aos direitos trabalhistas das profissões envolvidas. Vou dar um exemplo:
Um dos sindicatos mais famosos do Brasil e o dos METALURGICOS  DO ABC.  Que a partir das lutas de classe na década de 70 com ás graves que se tornaram  históricas,  mais  a união de classe dos trabalhadores,desafiaram as grandes montadoras que detinham o poder econômico, com apoio do governo federal. Com miuto empenho e união a classe trabalhadora, melhorou suas  condições de trabalho( horas  semanais), segurança no trabalho e o mais importante:  o salário da classe aumentou. Foi nesta epoca que surgiu á figura de ex-presidente LULA.
Ele foi o elemento que consequiu  unir á classe trabalhadora e fortalecer um sindicato capaz de ditar ordens .
Conhecido como á força sindica : berço do PT,  de políticos, e até presidentes. Vejam como e importante á formação de um  Sindicato que tenha como objetivo  á união da classe para melhora das condições  de trabalho.
Tudo neste planeta gira em torna do econômico. Se uma medida governamental  muda o  destino do povo, e sempre pôr questões econômicas; dinheiro á vista mais aspirações políticas mais poder.
Pensando assim nos profissionais da beleza  temos um pote de ouro em nossas mãos: As emprêzas de cosméticos. Estamos carecas de escutar pela voz dos âncoras dos telejornais que  o setor de cosméticos   cada vez mais  cresce; hoje nas pesquisas mais modernas o Brasil só fica atrás do Japão; isto é em terceiro lugar no consumo e produção de cosméticos.
Temos  fábricas de cosméticos de fama internacional. Já imaginaram a soma astrônomica que  a Natura paga de imposto para o governo federal? Um dos tributos mais altos são dos cosméticos: mais ou menos 13%.
Uma verdadeira fortuna entra para os cofres públicos. Nos brasileiras somos  muito vaidosas, extremamente ligadas na estética e no bem-estar; uma das razões para tanto sucesso empresarial nesta área; consumo constante.  Nos profissionais que trabalhamos com  estética  usamos cosméticos sempre e quase impossível traablhar sem á ajuda dos mesmos. O problema e  que falta para nós e  conhecimento de nossas força trabalhadora para reivindicarmos  nossa profissão.
Vamos imaginar que as manicures entrem em greve e parem de comprar esmaltes pôr um tempo. Á emprezas que fabricam esmaltes  serão prejudicadas ( sendo que a mulher brasileira não deixa de fazer ás unhas). O poder econômico sera abalado,  concordam?
Consequiram entender pôr onde podemos começar? União de classe. Vamos conversar novamente sobre este tema.
Os cosméticos são o nosso material de trabalho.

Nenhum comentário: