Mansk centro de estética aplicada

SÃO PAULO, SP, Brazil
Mansk Centro de estética Aplicada,e um espaço de educação em beleza. Nestas páginas você vai encontrar reflexões, dicas de beleza,artigos sobre estética profissional,videos profissionais e agenda de cursos. Seja bem-vinda as páginas do blog MANSK.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

NATAL.........................


 Depois de cumprir em via sacra ( literalmente falando), o circuito natalino da capital paulistana, resolvi passar o Natal de 20011 em plena paisagem bucólica : na montanhas das Minas Gerais. Fugindo da correria frenética dos dias que antecedem o dia de Noel: eu já tinha visitado praticamente todo roteiro da luzes: desde ás centenárias árvores da avenida Dom Pedro, todas iluminadas em um corredor Majestoso que termina no monumento á independência do Brasil, á charmosa avenida paulista que no apogeu dos seus 100 anos brilhava como ás luzes da Ribalta,  á fonte cantante do Ibirapuera, alegrando São Paulo com sua noite feliz. Os paulistas encantados com á sua cidade brilhando mais que uma estrela, foram ás ruas, apreciar á decoração Natalina. Deixei tudo para trás e no dia 22 de dezembro fui para ás  Minas Gerais. Cidade escolhida: São Tomé das Letras. 
Considerada a quarta cidade mais alta do Brasil, fica no alto de uma pedra entre á majestoza  Serra da Mantiqueira. Esta á 1444 km acima do nível do mar. O céu  e de um azul tão perfeito e profundo que me fascinou pôr demais. Uma paisagem bela, muitas pedras que  apresentam formas diferentes grutas misteriosas, lindas cachoeiras. Uma natureza  que ainda se mantém na sua pungência e naturalmente selvagem. A cidade esta envolvida pôr um vale verde.
A origem  do lugar esta em uma lenda de um escravo fujão, que chamava João  Antão. Como toda Minas Gerais á escravidão foi muito marcante e cruel. Os fazendeiros  em suas lutas pela posse de terras  e sua fazendas mais para Latifúndios usaram e abusaram da mão de obra escravagista e com á natural violência, sob á proteção do Santa Madre Igreja.
João Antão  escravo fugido refugiou-se em uma gruta, vivendo da caça e pesca.Até que um dia um homem de branco veio visita-lo com uma carta que ele deveria entregar ao seu dono ( fazendeiro). e assim teria o perdão. Assim foi o fazendeiro impressionado com á carta e muito religioso foi até á gruta onde morava o escravo e lá encontrou uma imagem de São Tomé. Mandou construir uma igreja em 1785 surgiu o povoado de São Tomé das letras; em homenagem ao santo ,e as inscrições feitas no interior da gruta que acredita-se feita pelos índios, Cataguases ou extra terrestre. Pôr ser uma região de montanha cercada de pedras ás construções originais eram de pedras de QUARTZITO, empilhadas sem argamassa, revestiam as casa e os passeios da cidade.
Cidade Bucólica,  muito antiga,que parou no tempo. Lembrou muito o poema de Drumon: cidade do interior
  onde diz ¨Eta vida besta meu Deus¨.
Céu muito azul, pedras pôr toda parte, Chuvas que limpam á alma
 e cachoeiras deslumbrantes capaz de lavar todas ás almas.

Assim passei o Natal....... Muito bom......... tentando aprender o hábito mineiro de ficar parado em um única posição; olhando para o nada.
Em completa mineirice. Tentei; mas á minha alma paulistana, clamou mais alto......
Fui ler um livro na praça da Matriz e tentava com isto ver o tempo passar.....  ele passa..... como e gostoso não ter absolutamente nada para fazer..... á não ser olhar á vida passar em completa reflexão.
Não tive ceia, fui assistir á missa do galo em uma igreja setessentista, com afresco na nave central, pintadas pôr um aluno de aleijadinho. Barroco mineiro ....
Igreja velha, com fantasmas centenários  cheiro de velas queimadas no tempo dos escravos.
Choveu na noite de Natal......
Mas o  cheiro do ar após á chuva e tão cristalino quanto os cristais,formados pelas pedras milenares das Minas Gerais......

Foi um Natal inusitado..... entre ás montanhas olhando para o infinito de um azul tão puro.que até emociona.  
Gruta   onde á imagem  de São Tomé foi encontrada

paredão de piscinas naturais
FELIZ NATAL...........
Á força das pedras

Um delicioso banho de cachoeira energizante

Muro do cemitério que fica em frente á igreja da matriz

CASA DE PEDRA

 Piscinas naturais

Praticando á arte de Mineirar olhar para o nada e deixar o tempo passar

Nenhum comentário: