Mansk centro de estética aplicada

SÃO PAULO, SP, Brazil
Mansk Centro de estética Aplicada,e um espaço de educação em beleza. Nestas páginas você vai encontrar reflexões, dicas de beleza,artigos sobre estética profissional,videos profissionais e agenda de cursos. Seja bem-vinda as páginas do blog MANSK.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Renovação Cutânea

ESTRUTURA E FUNÇÃO DA PELE:

A pele é formada por tecidos de origem ectodérmica e mesodérmica que vão dar origem a três camadas distintas: a epiderme, derme, hipoderme.
A última camada não é considerada por muitos autores como parte inteligente da pele, embora seja estudada dentro do sistema tegumentar.
O tegumento (pele) constitui uma barreira eficiente contra as agressões externas sejam elas de natureza química ou biológica e impede a perda de água e também de proteínas para o exterior. A pele age como órgão sensorial, participa do sistema imunológico e exerce outras funções como a regulação da temperatura corporal, produção de vitamina D à excreção de eletrólitos e outros substâncias conferem a pele uma proteção relativa contra insultos físicos. A pele representa menos 15% do peso do corpo, ela é considerada o maior órgão humano, pois sua extensão corresponde a uma área de dois metros quadrado.
Aos olhos de uma lente microscópica, a superfície áspera da pele se renova o tempo todo, de forma invisível. As células mortas ( escamas de queratina que fornam a camada superficial ) se desprendem dando lugar às novas que estão se formando nas camadas intermediárias e mais profundas da pele.
A renovação celular é importante pois é um dos fatores que mantém a pele jovem e túrgida.
A medida que envelhecemos o rítimo celular vai ficando mais lento. As células vão demorando mais para se reproduzirem desta forma a renovação celular fica comprometida hábitos como fumo, ingestão de bebidas alcóolicas, radiação solar, poluição contribuem para retardar a renovação celular; então a pele externa apresenta-se mais áspera e flácida, formando-se rugas e manchas.
Precisamos então auxiliar a natureza; como recurso temos os tratamentos de esfoliação.
TIPOS DE ESFOLIAÇÃO
Com os produtos cosméticos podemos aplicar em nossas cabines dois tipos básicos de esfoliação: mecânico ou químico .
Os objetivos principais dos esfoliantes é : afinar a pele através do atrito isto logicamente em relação aos abrasivos mecânicos: Quantos aos abrasivos químicos todos possuem na sua formulação alguma concentração de ácido.
Esfoliar ou afinar a pele é uma técnica milenar.
Todos sabemos de alguma receita caseira onde mistura-se elementos bombásticos do tipo açúcar com limão, fubá com água morna e aveia que também é um recurso bastante utilizado. Porém são receitas caseiras um tanto ultrapassada.
Hoje a cosmetologia está bastante avançada; temos cosméticos adequados à esfoliação cutânea, com substâncias específicas que vão atuar de forma segura e com bastante conforto aos clientes.
Os cosméticos esfoliantes mecânicos tem diversos tipos de ativos como: microesferas, de politileno grãos de sementes naturais moídas ( abricot, amêndoas, caroço de azeitona, sementes de papoula e gergelim).
Na verdade são grãos muito finos polidos misturados a uma base cremosa ou gel, sabonete ou emulsão.
Estes produtos ao aplicar sobre a pele, devem ser friccionados na pele seca ou úmida.
A esfoliação cutânea é um item importante nas seqüências dos tratamentos estéticos faciais e corporais.
Os esfoliantes mecânicos varrem as células mortas depositadas na superfície das epiderme, dando a pele um aspecto claro, saudável de limpeza. Na composição destes cosméticos temos substancias ativas que penetram nos ostins, ajudando a eliminar as impurezas cutâneas.
QUÍMICOS:
Comumente conhecido como peelings. Nestes cosméticos são utilizados substâncias ácidas como glicólico, salicílico, tricloracético, resorcína, gomagens á base de papaina e bromelina. Normalmente necessitam de um profissional competente ( médico ou dermatologista para aplicá-los ) Porém encontramos alguns produtos em baixas concentrações para o uso doméstico.
GRAUS DE ESFOLIAÇÃO
a) Muito superficial
Tem ação nas camadas mais superficiais da pele até (0,06mm). Esfoliação feita com abrasivos, suaves que são conhecidos como “savon”.
b) Superficial: são peelings suave que vão atuar na camada basal da epiderme
Deve ser aplicado por um esteticista ou dermatologista.
c) Médio: atinge as camadas mais profundas da epiderme, ou seja, a derme
superficial deve sempre ser por aplicado dermatologistas.
d) Profundo: vai até um nível mais profundo ( 0,8mm ) da derme reticular
( camada intermediária da pele)
A esfoliação que chega a este nível remove grandes quantidades de pele e causa sangramento, exigindo cuidados específicos e longos períodos de recuperação.
Deve ser aplicado apenas por médicos Dermatologista.
Cuidados especiais
Todo tipo de esfoliação seja mecânico ou química pode prejudicar a pele, se não forem conduzidas com os cuidados necessários.
• As esfoliações devem ser evitados em peles hiperêmicas, acne rosácea, ou então acne inflamatória, em grau III ou IV.
• Evitar esfoliação após exposição da pele ao sol
• Evitar esfoliação após depilação
• Peles oleosas devem proceder a esfoliação 1x por semana, para não aumentar a oleosidade da pele
• Pessoas alérgicas devem suspender o uso do produto
• Deve-se ter cuidado com abrasivos Agressivos p/ não : fissurar a pele
FORMA DE APLICAÇÃO
• De acordo com a orientação do fornecedor do cosmético que deve estar impresso no rótulo do mesmo.
RESULTADOS:
• As esfoliações são importantes no sentido de afinar melhorar a circulação, facilitando a penetração de substâncias importantes para o tratamento.
Deixando a pele pronta para receber outros tratamentos.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1) MARIA PAULINA VILLAREJO KEDE- DERMATOLOGIA ESTÉTICA
2) VIGLIOGLIA Y. RUBIM- COSMEATRIA II –2º EDIÇÃO BUENOS AIRES

Nenhum comentário: